Será o VMC solução para todos os problemas de humidade dentro de casa?

Ventilação Mecânica Controlada (VMC) 02/Mai/2023 53
Será o VMC solução para todos os problemas de humidade dentro de casa?

O VMC é um sistema de renovação permanente do ar da nossa casa.

Pelo facto de funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano, o VMC é extraordinariamente eficaz a eliminar toda a humidade que nós próprios produzimos dentro de casa. Estou a falar no vapor de água produzido pelos duches nas casas de banho, ou aquele que resulta da confeção dos alimentos na cozinha ou o da nossa própria respiração quando dormimos.


Se a sua casa é de construção recente, com bons isolamentos térmicos, capoto nas paredes exteriores, XPS ou lã de rocha por cima das lajes, caixilharia sem pontes térmicas e vidros duplos de qualidade, o VMC será suficiente para garantir que não vai ter problemas de humidade por condensação.

Mas o que acontece se a sua casa foi construída antes de 2010, sem grandes isolamentos nas paredes, com vigas e pilares aparentes e caixilharias e vidros sem grande qualidade?

Nestes casos, o VMC poderá não ser totalmente eficaz. Continuará a expulsar para o exterior toda a humidade produzida dentro de casa, mas como o ar que introduz é o que está lá fora, em dias de inverno muito húmidos, poderá continuar a ocorrer algumas condensações em paredes exteriores e janelas.

Em conclusão, a montagem de um sistema de VMC será sempre uma excelente solução para eliminar a humidade do interior das nossas casas, mas se ela não for dotada de bons isolamentos térmicos, poderá não ser suficiente para evitar totalmente as condensações nas superfícies mais frias.