O VMC não é um sistema instantâneo de extração de ar

Ventilação Mecânica Controlada (VMC) 13/Mai/2021 2957
O VMC não é um sistema instantâneo de extração de ar

No dia seguinte a ter instalado uma solução de VMC de Duplo Fluxo, a primeira coisa que o Ulisses fez foi tomar um duche prolongado na casa de banho da sua suite para verificar o resultado.

Quando terminou, para seu descontentamento e contrariamente ao que esperava, verificou que o vapor de água produzido pelo seu duche estava condensado nas paredes e janela da casa de banho tal como acontecia anteriormente e até para se poder pentear teve que recorrer à toalha de banho para limpar o espelho.

Será que havia alguma coisa de errado com o sistema VMC?

Na realidade, não. O que aconteceu foi que o Ulisses não estava bem informado e criou uma falsa expetativa. A verdade é que o VMC não é um sistema de extração instantâneo de ar.

Antes do surgimento da Ventilação Mecânica Controlada a humidade produzida no interior das casas de banho era retirada, na melhor das hipóteses, por um pequeno extrator, geralmente ruidoso, que se encontrava associado ao interruptor da luz do WC e que por isso, apenas funcionava durante o período de tempo em que estávamos a utilizar aquele espaço, tornando-o assim totalmente ineficaz no processo de renovação de ar.

As consequências, já todos conhecemos: a produção diária de vapor de água insuficientemente retirado, transformava-se em humidade, sendo uma questão de tempo para começarem a surgir as manchas nas parede e tetos, seguidas dos bolores fungos e bactérias.

Em oposição a esta forma de funcionamento, o sistema de VMC é um sistema abrangente e centralizado, cuja eficácia resulta do facto de funcionar com pequenos caudais mas durante 24 horas por dia, 365 dias por ano.

O VMC, não só lhe elimina todo o vapor de água produzida nas casas de banho, como também o que é produzido na cozinha quando prepara as refeições ou aquele que é produzido pela respiração de todos os que habitam a casa, assegurando simultaneamente uma excelente qualidade do ar interior, e se for do tipo Duplo Fluxo, quase sem perdas energéticas.

Em conclusão, se quer garantir um ar saudável dentro de sua casa e mantê-la afastada da humidade provocada pela condensação do vapor de água, apenas os sistemas de VMC o podem garantir de forma eficaz e permanente.

No entanto, se quiser ver a sua imagem refletida no espelho da casa de banho, logo após terminar o seu duche prolongado e quentinho, terá que continuar a recorrer à sua toalha para o limpar.