O VMC arrefece a minha casa

Ventilação Mecânica Controlada (VMC) 02/Mai/2023 570
O VMC arrefece a minha casa

Atualmente já ninguém tem dúvidas da importância de um sistema de Ventilação Mecânica Controlada, mais conhecido pelas suas iniciais, VMC. Não há casa nova ou grande remodelação que não contemple este sistema, que é fundamental para assegurar a qualidade do ar interior, mas, talvez, mais importante que isso, evitar as horríveis humidades por condensação.

Certo. Estamos todos de acordo com isto. Mas, será que o VMC só tem vantagens?

Por exemplo, será que o VMC pode arrefecer a sua casa de inverno, podendo torná-la desconfortável?

Na realidade, PODE.

Primeiro, temos que saber que existem dois tipos de VMC: o de simples fluxo e o de duplo fluxo.

O de simples fluxo, consiste num ventilador que extrai o ar, basicamente das zonas húmidas da casa, tais como WC´s, a cozinha e a lavandaria e o expulsa para o exterior, sendo compensado, depois, por ar exterior que entra na habitação através de grelhas colocadas nas paredes ou mesmo nas caixilharias de janelas e portas. Ora, como este ar exterior, não é previamente tratado termicamente, não é difícil de perceber que ele irá provocar um arrefecimento da casa, principalmente durante o Inverno.

Já os sistemas de VMC de duplo fluxo, são dotados de um permutador de calor. Tais como os sistemas de simples fluxo, também os de duplo fluxo fazem a extração ar dos WC´s, cozinha e lavandaria, só que, antes de expulsarem esse ar para o exterior, obrigam-no a passar por um permutador de calor onde ele deixa retido a energia que possuía. Se obrigarmos, depois, o ar exterior de compensação a passar por esse permutador, ele vai ganhar a energia que o ar extraído lá tinha deixado, permitindo que que o ar de compensação possa ser insuflado, já com uma temperatura mais corrigida.

Ah! Ok! Já percebi. Então, se eu não quiser que o VMC me arrefeça a casa durante o Inverno, tenho que optar por um sistema de Duplo Fluxo. Certo?

Quase certo.

A realidade, é que, apesar dos equipamentos de maior qualidade existentes no mercado, já possuírem, permutadores com rendimentos superiores a 90%, significando isso que conseguem transferir para o ar de compensação mais de 90% da energia contida no ar extraído, isso não significa, obrigatoriamente, que o sistema não vá arrefecer a sua casa de madrugada durante os meses de inverno. Isso pode e vai acontecer, particularmente se a sua casa não dispuser de um sistema de aquecimento central a funcionar durante a noite que permita a correção instantânea da temperatura ambiente. Nestes casos, apesar de não ser recomendável para a obtenção da eficácia de funcionamento do seu VMC, poderá ter de o desligar o seu sistema de VMC durante a noite, para evitar do desconforto do arrefecimento noturno da sua casa.