Humidade

Ventilação Mecânica Controlada (VMC) 13/Mai/2021 4197
Humidade

O Abílio e a Andreia adoram a sua casa.

A construção tinha dado muito trabalho, dores de cabeça e preocupações, mas tinha valido a pena. Finalmente viviam na casa com que tinham sonhado durante muito tempo.

Durante o primeiro ano tudo correu bem e só achavam um pouco estranho durante o Inverno, principalmente nos dias mais frios, que os vidros das janelas da cozinha e das casas de banho ficassem um pouco embaciados. Isso acontecia também nos vidros das portas e janelas da sala, sempre que reuniam a família ou os amigos para jantar.

Nos anos seguintes, começaram a aparecer umas pequenas manchas acinzentadas na parte superior das paredes e aqui e ali nos próprios tetos.

O que seria isto? O que estaria a acontecer?


HUMIDADE

Humidade? Como seria possível?

Tinham gasto uma fortuna a isolar termicamente a casa, aplicado capoto nas paredes exteriores e as caixilharias eram de vidro duplo e sem pontes térmicas. Como poderia haver humidade dentro de casa?

Contrariamente ao que a maioria de nós pensa, a humidade não está associada ao tempo de chuva, mas sim ao vapor de água que produzimos. 

São três, as principais origens de produção de vapor de água dentro das nossas casas:

- o que é produzido na cozinha quando confecionamos os alimentos, que nem todo é escoado pelo exaustor;


- o que produzimos abundantemente quando tomamos o nosso duche quentinho, que muito pouco é extraído por aquele ventiladorzinho ruidoso ligado ao interruptor da luz, quando existe;


- o que é produzido pela nossa própria respiração, que se acentua quando dormimos de porta fechada ou quando reunimos muita gente na sala de estar.


Todo este vapor de água vai-se acumulando, dia após dia, e inevitavelmente vai condensar, ou seja, transformar-se em humidade, quando estiver em contacto com superfícies frias, como são os envidraçados, ou paredes e tetos, principalmente nas zonas das vigas e pilares.

COMO RESOLVER ESTE PESADELO?

A única forma eficaz de reduzir ou mesmo eliminar o problema da humidade por condensação é VENTILAR a nossa casa. Ao ventilarmos, estamos na realidade a expulsar para o exterior o ar carregado de vapor de água que temos dentro de casa e a substituí-lo por ar novo, que previamente filtramos e tratamos.

Como não é viável estar de portas e janelas abertas durante longos períodos de de tempo, particularmente durante o Inverno, a única solução que dispomos é implementar uma renovação mecânica do ar, através da implementação de sistemas de VMC, ou seja, sistemas de Ventilação Mecânica Controlada.