Sala Técnica

Outros 13/Mai/2021 28
Sala Técnica

Por via da minha profissão entro em muitas casa que se estão a construir ou chegam até mim projetos de novas moradias.

Existem casas pequenas, outras grandes e algumas muito grandes. Umas têm só um piso, outras dois ou até mesmo três. Garagens para um ou vários carros, cozinhas espetaculares, salas comuns com 60 m2 e WC´s lindíssimos e funcionais.

No entanto, o que todas estas casa têm em comum é que raramente possuem uma sala técnica para acondicionar a os equipamentos de climatização e de produção de água quente sanitária.

Assim, a caldeira ou a Bomba de Calor do Aquecimento Central, o depósito da produção de água quente e todos os demais componentes hidráulicos e elétricos, acabam por partilhar o espaço da lavandaria, da despensa, da garagem ou dos arrumos.

E querem ver como isto fica após algum tempo? Então vejam estas fotos e verifiquem se identificam algo familiar. Ao fim de poucas semanas, estes espaços não são nem uma coisa nem outra.

Como todos sabemos o investimento em equipamentos de climatização e produção de água quente é muito elevado, dos mais relevantes no custo global da construção de uma casa. Então não seria lógico e evidente que lhes deveríamos reservar um espaço próprio e exclusivo?

6m2, 3,0mx2,0m, são geralmente suficientes para albergar estes equipamentos, dando-lhes a dignidade que se justifica, melhorando a sua utilização e facilitando os procedimentos posteriores de manutenção.

Se está a construir a sua casa de sonho ou está a pensar fazê-lo a breve prazo, fale com o seu projetista e exija um espaço exclusivo para os equipamentos responsáveis pelo conforto da sua casa.