Quando pela primeira vez...

Outros 02/Mai/2023 182
Quando pela primeira vez...

Quando pela primeira vez sonhamos com a perspetiva de construirmos a nossa primeira casa, já muitas coisas temos imaginadas: uma casa de um ou dois pisos, com um local generoso para acomodar a sala de estar e jantar com grandes superfícies vidradas para a luz natural entrar. A cozinha terá móveis em baixo e em cima e aquela ilha no centro, fundamental para a funcionalidade do espaço.

As casas de banho serão espaçosas e bem equipadas, revestidas com cerâmica de tons claros a fazer lembrar o mármore.

E lá fora, no exterior, um jardim bem cuidado e florido onde já vemos as crianças a correr e a brincar com os cães.

Ok. Tudo isto está certo.

Mas, e para o conforto da nossa casa, qual será a solução? E para a água quente, como será obtida? E o VMC, será que vou precisar?

Bem, isso decide-se depois. Não é assim tão importante. Certo?

NÃO!!! NÃO !!!

Este é provavelmente o maior erro que se comete quando pensamos construir a nossa casa e que muitas vezes transforma o sonho em pesadelo.

A solução de climatização, a produção de Água Quente Sanitária o o VMC, têm de ser previstos, ANTES, sequer de começar a construir.

Têm de ser previstos no projeto inicial, juntamente com o salão espaçoso, a cozinha funcional ou jardim florido.

O pavimento radiante precisa de uma altura suplementar na laje, o ar condicionado e o VMC precisam de um espaço disponível no teto falso sem vigas aparentes a atrapalhar os atravessamentos e a Bomba de Calor de Água Quente Sanitária precisa de um espaço técnico dentro do perímetro da casa para fazer chegar a água quente rapidamente aos pontos de consumo.

Se deixar estas decisões para o final, não vai correr bem. O martelo elétrico vai entrar em funções, as vigas vão ser esventradas e mesmo assim poderemos ter de abdicar das nossas primeiras escolhas.

Vamos alterar este paradigma. Antes sequer de escolhermos o Arquiteto que vai dar expressão ao nosso sonho, defina com clareza quais todas as soluções técnicas. Para a climatização fale com uma empresa competente e da sua confiança para o ajudar a decidir a solução que melhor se adapta ao seu perfil familiar, aos seus desejos e necessidades.

Dessa forma, muitos erros serão evitados, muitas preocupações eliminadas e o martelo elétrico manter-se-à dentro da caixa. A construção da sua casa será uma experiência positiva e gratificante e o resultado aproximar-se-à da excelência.