Manutenção Solar

Manutenção 06/Mai/2021 954
Manutenção Solar

O seu sistema solar térmico vai durar poucos anos

... Se não os sujeitar a um adequado e regular procedimento de manutenção.

Aproveitando o elevado número de horas solares do nosso país, muitas famílias portuguesas investiram em sistemas solares para economizarem na produção de água quente sanitária.

Acontece que ao fim de alguns anos, muitas vezes, antes da amortização do investimento efetuado, os problemas começam a surgir: os painéis solares perdem rendimento, alguns degradam-se irreversivelmente e mais grave, alguns depósitos furam e tornam o sistema inoperacional.

E porque é que isto acontece?

Fundamentalmente, porque estes sistemas solares não são alvo de um correto programa de manutenção.

Da mesma forma que a nossa viatura terá poucos anos de vida, se não a sujeitarmos a procedimentos regulares de manutenção, o mesmo acontece com os sistemas solares.

Há muita coisa para verificar: se não existem pontos de corrosão, se o vidro está limpo e livre de condensações internas, se a válvula de segurança está operacional, se a estrutura está íntegra e não vai ceder à próxima tempestade, mas fundamentalmente, existem dois fatores que têm obrigatoriamente de serem verificados, pelo menos, uma vez por ano:

- o estado do ânodo de magnésio, e

- a percentagem do líquido solar

O ânodo de magnésio consiste numa barra de magnésio que está mergulhada no interior do depósito e está em contacto com a água de consumo. Este componente existe para proteger o depósito da corrosão provocada pela agressividade química da água, mas vai-se consumindo nessa função, pelo tem que ser vistoriado anualmente e substituído quando já não se encontrar operacional;

o líquido solar tem fundamentalmente duas funções: a primeira é de anticorrosivo que contribui para a preservação do sistema e a segunda é de anticongelante, permitindo baixar a temperatura de congelação para valores inferiores a zero, impedindo assim que os painéis solares rebentem se forem sujeitos a madrugadas com temperaturas negativas.

Se possui um sistema solar térmico em termossifão ou do tipo forçado, proporcione-lhe a manutenção que ele necessita, contribuindo dessa forma, para que se mantenha em pleno funcionamento durante muitos mais anos.