O que faz ao seu sistema solar térmico quando vai de férias?

Energia Solar 06/Mai/2021 3724
O que faz ao seu sistema solar térmico quando vai de férias?

O que faz ao seu sistema solar térmico quando vai de férias?




Quando chegam os meses de verão, tradicionalmente, muitas famílias portuguesas saem de suas casas para gozarem um período merecido de férias, podendo, assim, estar ausentes de casa durante uma ou ou duas semanas ou eventualmente até mais tempo.

Nesta situação, o que acontece ao sistema solar térmico que temos em cima do telhado para produzir água quente?

Não será difícil de adivinhar.

No primeiro dia de férias o sistema aquece a água no depósito, mas como não está ninguém em casa para a gastar, ela mantém-se quente. Nos dia seguintes os painéis solares voltam a produzir mais e mais energia, que contudo não pode ser consumida.

Resultado: todo o sistema entra em sobreaquecimento.


Os painéis solares atingem temperaturas altíssimas e atingem o seu ponto de estagnação, acelerando a sua degradação. As uniões e junções hidráulicas sofrem dilatações consideráveis, potenciando o surgimento de fugas e rupturas, que podem provocar a perda do fluido solar. Em casos mais extremos pode ocorrer a produção de vapor com consequente elevação da pressão interna, que provocará a abertura das válvulas de segurança de pressão e temperatura.

Por outras palavras, existe uma forte probabilidade de quando regressarmos de férias o sistema se encontrar inoperacional e termos que gastar algum dinheiro em reparações e recondicionamentos.

Como podemos evitar esta situação?

Se possuir um sistema solar térmico forçado, ou seja, aquele que se caracteriza por ter os painéis solares no telhado e o depósito no interior da casa, a solução é não se esquecer de programar a função “férias” existente na centralina de controlo. A função “férias”, procede a uma inversão do funcionamento, ou seja, dissipa durante a noite dos painéis solares a energia que armazenou durante o dia no acumulador. Desta forma, no dia seguinte, o depósito está novamente cheio de água fria, em condições para voltar a absorver a energia produzida pelos painéis.

Se, no entanto, o seu sistema solar é do tipo termossifão, que são aliás a grande maior parte dos sistemas solares existentes em Portugal, não existe centralina, nem função “férias”. Nestes casos a única solução é tapar os painéis solares antes de viajar de férias. Para isso, temos que subir ao telhado da nossa casa e cobrir os painéis solares com um pano, preferencialmente de cor clara e amarrá-lo bem para não ser arrancado pelo vento. Desta forma vai inibir a produção de energia dos painéis e o seu sistema vai-se manter estável até regressar a casa.

Será que você está disposto a isto?

Provavelmente, não.

Mas fica a saber, qual a única solução válida e eficaz para proteger o sistema solar quando vai de férias.