Ar Condicionado NÃO desumifica de Inverno

Ar Condicionado 26/Mar/2020 245
Ar Condicionado NÃO desumifica de Inverno

Quando chega o inverno e os dias chuvosos, a humidade é um dos problemas mais graves que passamos a enfrentar nas nossas casas. Ela aparece nas casas antigas e nas novas, nas altas e nas baixas, nas moradias e nos apartamentos. A humidade aparece em todo o lado.




A humidade origina manchas nos tetos e paredes, cria bolores onde se desenvolvem vírus e bactérias que ameaçam a nossa saúde. A humidade provoca mau cheiro dentro de casa e arruína a nossa roupa e calçado. Finalmente, acelera a degradação da nossa casa e do mobiliário.

Quem não gostaria de se ver livre da humidade?

Ora, uma opção que as pessoas mais procuram para resolver os seus problemas de humidade, é através da montagem de sistemas de Ar Condicionado. É praticamente uma solução de dois em um: climatizamos a casa e acabamos com a humidade.

Certo?

Errado!

O Ar Condicionado não desumidifica de inverno...apenas desumidifica de verão.

- Mas eu quero é eliminar a humidade de inverno - remata o João Seixas, incrédulo com esta informação.

- Pois então, será melhor pensar noutra solução, João. Ar Condicionado, só desumidifica de verão quando está em modo de arrefecimento do ar.

- Não pode ser, insiste o João. E justifica: o meu irmão tem ar condicionado em casa e por vezes quando lá vou de inverno, reparo que os vidros das janelas da sala estão a escorrer água e quando ele liga o Ar Condicionado a humidade desaparece.

- Isso não tem nada a ver com desumidificação. O que ocorre nesse caso é um fenómeno totalmente diferente e que resulta do facto do ar ter tanta mais capacidade de armazenar humidade no estado de vapor, quanto mais quente estiver. Quando o seu irmão aquece o ar da sala, a humidade até ali no estado líquido, muda de estado e passa para vapor de água.

- E isso não é bom? - questiona o João.

- Claro que sim. A humidade no estado de vapor é inofensiva. O problema é que quando o seu irmão desliga o Ar Condicionado e a sala arrefece, o vapor de água condensa e transforma-se novamente em água líquida.

- Então isso quer dizer que o Ar Condicionado não desumidificou nada, apenas o aquecimento do ar nos deu a ideia que a humidade tinha desaparecido.

- Exatamente, João. Mas essa capacidade não é uma prerrogativa do Ar Condicionado. Se aquecêssemos a sala através de qualquer outro sistema de aquecimento, o resultado seria igual.

Na realidade, só existem duas formas eficazes de retirar humidade ao ar interior das nossas casas: ou desumidificando através de desumidificadores ou ventilando. Como plantar desumidificadores em todos os compartimentos da casa não é uma solução viável, a única solução válida é ventilar.

A forma mais económica de ventilar é arejar a casa, abrindo portas e janelas. E se ter esse procedimento num dia de inverno soalheiro pode ser até prazeroso, já quando chove ou venta pode ser muito desagradável. Isto, para além de desperdiçarmos toda a energia contida no ar, que tanto dinheiro nos custa a manter.



Assim, chegamos à conclusão que a única forma eficaz, económica e eficiente para ventilarmos a nossa casa, é adotando um sistema de Ventilação Mecânica Controlada, vulgarmente conhecida pelas suas iniciais, VMC.