VENTILOCONVECTORES

Aquecimento Central 06/Mai/2021 1029
VENTILOCONVECTORES

Não pode ou não quer colocar pavimento radiante. Ar condicionado, também não é opção. Não quer soluções de lenha nem de pellets, o gás natural não passa na sua porta e de gasóleo nem quer ouvir falar.

Qual é, então, a solução de climatização para o seu caso?

VENTILOCONVETORES

Fundamentalmente, os ventiloconvetores são equipamentos compostos por uma pequena bateria de água associada a um ventilador, ambos inseridos numa envolvente metálica. Existem vários tipos de ventiloconvetores, mas pessoalmente prefiro os modelos que ficam aparentes nas paredes, dado o seu design lindíssimo.

No entanto, existem também modelos para colocar na horizontal junto ao teto, integrados em nichos dentro das paredes, ou até embutidos dentro do teto falso.

Contrariamente ao que acontece com os radiadores, que precisam de receber água a uma temperatura superior a 60º/65º, uma das principais vantagens dos ventiloconvetores é que podem integrar soluções de baixa temperatura, ou seja, dão rendimento quando recebem água a partir dos 35º/40ºc, caraterística ideal e fundamental para poderem ser associados a Bombas de Calor de Baixa Temperatura, obtendo-se dessa forma soluções muito eficientes, o que quer dizer, com gastos de energia muito baixos.

Outra grande vantagem dos Ventiloconvetores é que quando são associados a uma Bomba de Calor reversível, ou seja, um equipamento que tanto tem capacidade de produzir água quente, como água gelada, podemos usar os ventiloconvetores tanto para aquecer a nossa casa de Inverno, como para a arrefecer de Verão, o que não deixa de ser uma vantagem muito interessante, se pensarmos nas alterações que têm ocorrido no clima nos últimos anos.

Pelo facto de funcionarem com água, quente ou gelada, são equipamentos muito bem tolerados, mesmo pelas pessoas mais propensas a alergias respiratórias, em comparação com o acontece por vezes com as soluções convencionais de ar condicionado.

Atualmente, os ventiloconvetores, para além de serem muito atraentes e de design minimalista, os modelos das principais marcas existentes no mercado, utilizam ventiladores de fluxo tangencial, que na sua velocidade mínima, são praticamente inaudíveis ao ouvido humano, pelo que nunca terá dificuldade em conciliar o sono enquanto o ventiloconvetor assegura que o faz num ambiente tranquilo e saudável.