TERMORREGULAÇÃO INTELIGENTE

Aquecimento Central 13/Mai/2021 665
TERMORREGULAÇÃO INTELIGENTE

Um dos fatores que mais tem evoluído nos últimos anos, está relacionado com o controlo da temperatura ambiente dos sistemas de climatização.

Até agora, nos sistemas de pavimento radiante, por exemplo, a temperatura ambiente de cada compartimento era regulada através de um termostato analógico ou digital, que precisava de ser atuado individualmente, ou seja, era necessário que o utilizador se dirigisse a cada compartimento e regulasse individualmente a temperatura que pretendia para cada espaço.

Ocorre que, quando o utilizador definia uma temperatura ambiente de 20ºc, por exemplo, efetivamente quando o termostato detetava que essa temperatura estava atingida, mandava fechar a válvula termoelétrica daquele circuito específico. Só, que, quando o utilizador passava por aquele compartimento passado 30 minutos, verificava que a temperatura não estava nos 20ºc, mas sim nos 21ºc ou mesmo 21,5ºc.

Ora se eu tinha regulado o termostato para 20ºc, porque razão o compartimento estava a 21,5ºc?

Isto acontece devido à inércia térmica do sistema de pavimento radiante. Na realidade, o que irradia calor para o ambiente, não é a água quente que circula nos tubos do pavimento radiante, mas sim a laje onde eles estão embutidos, e dada a sua enorme massa, ela continua a produzir calor mesmo depois da água quente deixar de circular e esta é a razão da temperatura não parar aos 20ºc como seria suposto.

Atualmente, os sistemas de termorregulação inteligente, como já sabem como as coisas funcionam , obrigam a um funcionamento intermitente da circulação da água quente de forma a não permitir que a temperatura desejada seja ultrapassada. Para além do conforto obtido, esta característica implica uma economia de energia não desprezável. 

Para além deste benefício, na termorregulação inteligente existe um dos termostatos que funciona como master. Geralmente localizado na sala de estar, próximo da entrada principal da casa, o utilizador pode controlar neste termostato master todos os outros. Esta funcionalidade é particularmente apreciada quando temos de sair de casa, e em vez de nos dirigirmos a cada termostato para alterar a temperatura ambiente pretendida, podemos regulá-la num único termostato.

Por fim, na termorregulação inteligente, pode ainda executar todo este controlo a partir do seu telemóvel. Com a ajuda de um webserver, o utilizador passa a poder regular a temperatura ambiente de cada compartimento esteja onde estiver, obtendo dessa forma um controlo total e absoluto da sua instalação de climatização.