O pavimento radiante faz mal a saúde?

Aquecimento Central 13/Mai/2021 2847
O pavimento radiante faz mal a saúde?

De uma forma geral todas as pessoas concordam que o pavimento radiante é o sistema de aquecimento central que maior qualidade de conforto proporciona aos seus utilizadores.

Mas será o pavimento radiante saudável? Será que não é nocivo para a nossa saúde, particularmente para quem sofre de varizes ou problemas respiratórios?

O pavimento radiante é um sistema de baixa temperatura, ou seja, a água que circula nos tubos que estão enterrados na laje, geralmente não ultrapassam os 40ºc. Mas mais importante que isso, a temperatura de contacto no solo ronda apenas os 28ºc. Trata-se assim de uma temperatura amena e muito agradável quando em contacto com os nossos pés descalços.

Vários estudos comprovam que com esta temperatura de contacto, não só o pavimento radiante não provoca quaisquer problemas relacionados com varizes, como pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo de quem já padece desse problema. Estamos, assim, perante um tabu, que é necessário, definitivamente erradicar.

Quem pode também beneficiar com o pavimento radiante, são todas aquelas pessoas que sofrem de artrites, nomeadamente dos seus membros inferiores.

Por não provocar qualquer movimentação de ar, o pavimento radiante destaca-se dos demais sistemas de aquecimento, nomeadamente os que utilizam ventiloconvetores ou radiadores ou ainda do ar condicionado. O ar em movimento provoca partículas em suspensão que podem induzir a alergias respiratórias. Acima dos 55ºc, inicia-se um processo de queimação dessas mesmas partículas, tornando-as ainda mais reativas e irritantes quando em contacto com as mucosas dos nossos olhos, nariz ou garganta. Está a ver aquele cheiro estranho que ocorre sempre que ligamos o o sistema de aquecimento central por radiadores, principalmente quando não estão totalmente limpos?

Por outro lado, os radiadores de alta temperatura podem provocar pequenas lesões por contacto nas pessoas que possuem peles mais sensíveis, para além de constituírem um perigo adicional para os mais pequeninos que começam a aventura da autolocomoção.

Por tudo isto, temos que que concluir que se procura um sistema de aquecimento central saudável e seguro, a sua escolha só pode recair no Pavimento Radiante.