Não complique. Opte por soluções simples e fiáveis.

Aquecimento Central 13/Mai/2021 8048
Não complique. Opte por soluções simples e fiáveis.

Quando a Filipa construiu a casa, optou por colocar um sistema de pavimento radiante, associado a uma Bomba de Calor.

Mas como vivia numa zona onde abundava a lenha, decidiu também colocar um recuperador de calor a água.

Ora, como o recuperador de calor a lenha produzia água quente a uma temperatura diferente da Bomba de Calor, teve necessidade de introduzir a montagem de um volante de inércia de grande capacidade para receber a energia das duas fontes de calor.

Como no entanto o pavimento radiante só podia receber água a uma temperatura a rondar os 40ºc, teve de colocar uma válvula de 3 vias misturadora e uma sonda para garantir essa temperatura constante.

Para a Água Quente Sanitária (AQS), optou por colocar painéis solares térmicos no telhado a aquecer água num depósito de 300 litros, mas como a energia solar não tem rendimento de Inverno, associou a Bomba de Calor do Pavimento Radiante para assegurar a água quente durante esse período, ou então o recuperador de calor a água se estivesse em funcionamento.

E se tudo isto falhasse, o acumulador era ainda dotado de uma resistência elétrica de 2.000 W para uma emergência.

Será que isto faz algum sentido??

Do ponto de vista de conceção, pode fazer sentido, mas do ponto de vista prático, a Filipa acabou por optar por uma solução de elevado investimento, complexa, difícil de conduzir e especialmente atreita a desregulações, desafinações e com muita coisa para avariar.

Na minha opinião, esta configuração não tem, atualmente, qualquer justificação.

No caso da Filipa, deveríamos ter uma Bomba de Calor associada ao Pavimento Radiante: ponto final; e uma segunda Bomba de Calor para produzir Água Quente Sanitária durante todo o ano: ponto final.


Mais nada. Não complique.

Vamos manter as coisas simples, para obtermos soluções eficazes, fiáveis e eficientes.

E se for daquelas pessoas que não passa sem o prazer visual de uma chama a arder numa lareira, coloque um recuperador de calor a ar na sala, a lenha ou a pellets, e ligue-o sempre que tiver vontade, sem que isso complexize a solução de conforto da sua casa.