Airzone

Ar Condicionado 06/Mai/2021 2946
Airzone

Devo apenas aquecer a casa de Inverno, ou devo também prever o arrefecimento para o Verão?


A incerteza de como o clima irá evoluir nos próximos tempos, associado ao surgimento de dias cada vez mais quentes durante a Primavera e Verão, fazem com que nos questionemos se deveremos apenas prever o aquecimento das nossas casas para os dias frios, ou se também deveremos começar a preocupar-nos com a correção da temperatura para os dias mais quentes.

Até agora, a solução mais comum para climatizar uma moradia é através da adopção de sistemas de ar condicionado do tipo mono ou multi-split. Estes sistemas caracterizam-se pela montagem de unidades interiores em cada compartimento que pretendemos climatizar, associadas a uma ou mais unidades condensadoras colocadas no exterior.

Apesar de perfeitamente válida, todos sabemos que esta opção não agrada a toda a gente, constituindo-se a componente estética como um dos seus principais óbices. Por muito que as marcas tenham evoluído no design dos seus equipamentos, muitos de nós não aprecia ver as unidades penduradas nas paredes ou embutidas nos tetos falsos.


É neste enquadramento que surge a grande oportunidade das instalações centralizadas de ar condicionado. Se até há bem pouco tempo constituíam soluções apenas viáveis para a climatização de grandes espaços, atualmente, já é possível adaptar esta tecnologia ao conforto das nossas casas ou escritórios.

Através dos sistemas centralizados de ar condicionado, conseguimos climatizar toda a nossa casa através de um único equipamento. E se anteriormente esta solução tinha como principal limitação o facto de apenas ter um único ponto de controlo, essa desvantagem deixou de existir.

Através da adoção de um plenum equipado com registos motorizados, associado a um protocolo de comunicação com as principais marcas de ar condicionado disponíveis no mercado, é agora possível controlar individualmente a temperatura de cada compartimento, ou mesmo desligar aqueles que não pretendemos climatizar.

As vantagens deste sistema em relação aos multi-splits são evidentes:

Estética

Deixamos de ver as unidades aparentes nas paredes e passamos a penas a visualizar uma pequena grelha, discreta e harmoniosa, por cima da porta de cada compartimento.

Conceito

Deixamos de ter uma solução de conforto localizado, para passarmos a disfrutar de um conforto centralizado para toda a casa, incluindo casas de banho e zonas de circulação.


Termorregulação Inteligente

Para além de podermos controlar individualmente cada compartimento climatizado, passamos a dispor de um controlo “master” geralmente localizado na Sala ou no Hall de Entrada. De forma muito intuitiva, através de um único terminal controlamos a temperatura de cada compartimento, desligamos aqueles que não queremos climatizar, e monitorizamos permanentemente a temperatura e humidade relativa de cada espaço. Complementarmente, com da ajuda de um Webserver, podemos também fazer tudo isso através do nosso telemóvel, independentemente do local onde nos encontramos.


Ligações frigoríficas, elétricas e de condensados

Porque temos apenas uma unidade de ar condicionado, passamos unicamente a ter necessidade de uma ligação frigorifica, uma ligação e interligação elétricas e apenas uma ligação ao esgoto para os condensados.


Ar Novo (Qualidade do AR)

Com uma solução centralizada de climatização conseguimos facilmente incorporar uma renovação do ar interior e até adaptar as condutas de insuflação aos sistemas de Ventilação Mecânica Controlada (VMC). Esta valência é particularmente importante em função das novas exigências de qualidade de ar requeridas para as novas construções.


Em conclusão, se não é um fã de soluções de mono ou multisplits para climatizar a sua nova casa, dispõe agora de uma opção alternativa de condicionamento do ar centralizado que lhe proporciona um conforto de excelência para desfrutar 365 dias por ano.