Qual o tipo de Bomba de Calor para aquecer água que devo escolher: compacta ou em split?

Água Quente Sanitária (AQS) 21/Abr/2020 7488
Qual o tipo de Bomba de Calor para aquecer água que devo escolher: compacta ou em split?

Como previsivelmente não sabe a que me refiro, vou explicar rapidamente em que consiste um e outro modelo.

As Bombas de Calor COMPACTAS são equipamentos monobloco, de um volume só, constituída fundamentalmente por um depósito de determinada capacidade, 100, 200 ou 300 Litros e que incorpora na parte superior os componentes frigoríficos, nomeadamente o compressor, o ventilador, as válvulas, etc.


As Bombas de Calor em SPLIT, são como as unidades de ar condicionado, ou seja, são compostas por dois equipamentos, um exterior, onde se aloja o compressor e outro interior que corresponde, fundamentalmente, ao acumulador de água. Os dois estão conectados entre si através de uma ligação frigorífica.


Então, e agora?

Qual a versão que devo escolher?

Sempre que possível, a escolha deve recair no modelo compacto. Logo à partida, porque se trata de um equipamento mais económico e não perde em performance para os modelos em split. É mais fácil de instalar e de mais baixa manutenção.

Só que as Bombas de Calor Compactas, têm de possuir uma entrada e uma expulsão de ar e produzem ruído que pode ser desagradável, provocado quer pelo compressor quer pelo que resulta do fluxo do ar referido. Se a localização da Bomba de Calor for numa garagem, arrecadação ou num espaço anexo à casa, não existe qualquer problema, mas se estiver a pensar em colocá-la num local contíguo a compartimentos geralmente usados, por exemplo a cozinha, sala ou mesmo um quarto, aí deverá optar pelo modelo em split.

Nos modelos em split o que faz ruído nós colocamos no exterior e dentro de casa fica apenas o depósito, totalmente estático, ou seja, com ruído zero.