Bomba de Calor para Aquecimento de Água Sanitária (AQS)

Água Quente Sanitária (AQS) 20/Abr/2020 254
Bomba de Calor para Aquecimento de Água Sanitária (AQS)

Qual a capacidade ideal para o seu caso?



Ok. Você já decidiu, e para a produção de água quente sanitária, optou pela montagem de uma Bomba de Calor.
Os benefícios da Bomba de Calor já o convenceram: investimento reduzido (comparado, por exemplo, com um sistema solar térmico), 100% de autonomia, grande caudal de água de quente disponível, preparação de água até 60ºc, fácil montagem, baixa manutenção e principalmente, um consumo de energia, muito, muito baixo.
Agora a questão que se coloca é a seguinte: qual a Bomba de Calor que eu devo escolher?
Na minha opinião, há duas coisas com que se deve preocupar:
1ª Qual deverá ser a capacidade da Bomba de Calor ajustada às suas necessidades?
2º Qual o tipo de Bomba de Calor que devo escolher: compacta ou em split?
Neste artigo vamos falar da seleção da sua capacidade.
De uma forma geral, para uso doméstico, as Bombas de Calor possuem capacidades de 100, 200, 300 e 500 Litros.
As Bombas de Calor de 100 Litros são fundamentalmente apropriadas para colocar em pequenos apartamentos T0 e T1 e até em alguns T2, mas onde não habitem mais de 2 a 3 pessoas. A capacidade não é elevada, mas utilizada de forma racional, a coisa dá. A grande vantagem deste modelo é a sua pequena dimensão, podendo inclusivamente ficar suspensa numa parede ou mesmo no interior de um armário, característica principalmente interessante quando temos pouco espaço disponível.
As Bombas de Calor de 200 Litros já são apropriadas para colocar em moradias, mas que não sejam habitadas por mais de três pessoas.
A capacidade mais vulgar é a de 300 Litros. Deve ser a escolha para colocar em casas com agregados familiares entre 4 a 5 pessoas.
Para mais de 5 pessoas, é melhor não arriscar e a opção deve recair na capacidade de 500 Litros.
Como estão a ver, estou a aconselhar a seleção da capacidade da Bomba de Calor pela quantidade de pessoas que habitam na casa, mas isso só é válido para um perfil de consumo, digamos, racional, ou seja, para uma utilização normal na cozinha e para duches com objetivos higiénicos que não demorem mais do que 8 minutos.
Agora, se aí em casa, toda a gente tomar banho no mesmo período, por exemplo ao início da manhã, e o duche funcionar também como forma de relaxamento, tantas vezes importante para ajudar a encarar um dia que se prevê difícil, nestes casos, a capacidade deve ser aumentada.



No próximo artigo irei falar no tipo de Bomba de Calor que devo escolher: compacta ou em split.