A jóia da coroa das Bombas de Calor para produção de Água Quente Sanitária.

Água Quente Sanitária (AQS) 30/Abr/2020 6235
A jóia da coroa das Bombas de Calor para produção de Água Quente Sanitária.

A jóia da coroa das Bombas de Calor para produção de Água Quente Sanitária é o modelo ECH2O produzido e comercializado pela Daikin.

Estas Bombas de Calor são Aerotérmicas e em Split, mas possuem características específicas que as tornam únicas no mercado.

Contrariamente a todos os outros modelos de Bombas de Calor disponíveis, que produzem água quente por acumulação, ou seja, aquecem a própria água que vamos consumir, o modelo ECH2O fá-lo através de um processo semi-instantâneo, ou seja, como se fosse um esquentador de grande caudal.

Na realidade, este tipo de equipamento aquece também um certo volume de água, de 300 ou 500 Litros, conforme o modelo, só que esta água não é a que vai consumir, estando lá apenas para armazenar a energia produzida pela Bomba de Calor. É depois no interior desse volume de água que evolui um tubo enrolado em forma de serpentina, de grande comprimento e enorme capacidade de transferência de calor, por onde a água fria entra ao nível inferior e sai quente para o consumo pelo nível superior.

Para além de uma maior segurança de funcionamento porque funciona em baixa pressão e não precisa de válvulas de segurança nem vasos de expansão e ainda por uma maior facilidade de manutenção porque não carece do ânodo de magnésio de proteção, o grande benefício da ECH2O reside no facto de impedir qualquer possibilidade de desenvolvimento bacteriano.

De uma forma geral, todas as Bombas de Calor por acumulação estão equipadas com procedimentos de eliminação de bactérias, que é conseguido, fundamentalmente, pela elevação regular e periódica da temperatura da água de consumo até aos 70ºc, temperatura que elimina qualquer foco bacteriano que possa existir. Trata-se contudo de um processo preventivo e eliminatório.

O que acontece com a ECH2O, é que pura e simplesmente ela não permite qualquer condição para o desenvolvimento de bactérias, precisamente pelo facto de NÃO produzir água por acumulação.

Por isso, se for uma pessoa particularmente sensível a estas questões das bactérias, a Bomba de Calor ECH2O da Daikin, é a sua escolha certa.